quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Analisando as bilheterias - 13 de setembro

Numa semana com estreias e movimentações mais interessantes nas bilheterias nacionais do que nas americanas, chegamos a mais uma análise dos números de público do final de semana de 13 a 15 de setembro. Vejam só:

Bilheterias americanas - Final de semana de 13 a 15 de setembro:
  • Sobrenatural - Parte 2 seguiu a onda dos terrores baratos e realistas que estão fazendo sucesso nos últimos anos e liderou o período. O impressionante foi que, nisto, o filme já fez impressionantes oito vezes o próprio orçamento, somente no território de produção. Com 40 milhões arrecadados, liderou tranquilamente.
  • Esta foi mais uma semana em que as outras grandes produções em cartaz tiveram a oportunidade de se assegurar melhor pela falta de lançamentos arrasa-quarteirões. Elysium (9º) se aproxima dos 90 milhões no país e Família do Bagulho (5º) só se consagra ainda mais como a comédia de maior sucesso do ano e atinge os 130 milhões.
  • Riddick 3 também aproveitou esta situação e até ganhou salas na busca por um hit, mas a ficção científica não vai sequer melhor que seu antecessor, ainda que não seja um fracasso.
Bilheterias brasileiros - Final de semana de 13 a 15 de setembro:
  • Assim como ocorreu nas terras norte-americanas, um terror também soube utilizar do marketing da sexta-feira 13 e liderou o final de semana no Brasil, mas foi Invocação do Mal. Tendo passado por 391 salas, o excelente terror se deu muito bem na média de público, e se deu melhor que o segundo colocado, Aviões, que chegou em bem mais salas do que o longa de James Wan (638) e ainda teve a ajuda das cópias 3D, mas as férias já passaram e a animação não teve fôlego para liderar.
  • Como havíamos dito na previsão da semana passada, O Ataque não teve a liderança diretamente tomada por seus competidores de mesmo público que estrearam - Dose Dupla (6º, em 219 salas) e Rush (5º, em 211) -, mas teve grande influência da chegada destas para a competição. Ainda assim, fica num seguro terceiro lugar.
  • A partir daí, e muito em decorrência do grande número de estreias, tivemos quedas acentuadas, como as de Percy Jackson e o Mar de Monstros (8º) que perdeu seis posições - a competição direta com Aviões tem grande responsabilidade nisto - e One Direction: This is Us - que seguiu o fluxo de filmes de bandas e shows, que costumam ter uma boa estreia, mas logo sumirem do mapa.
  • A próxima sexta-feira traz três estreias grandes, mas cada uma com um público bastante particular, portanto acabam fugindo das competições entre si. As Bem Armadas é uma comédia com mais foco no público feminino, Elysium é uma ficção científica e A Família uma comédia de máfia com um alvo apenas no público adulto. Não acredito que nenhuma tire o líder de sua posição, mas as duas primeiras estreias citadas deverão ameaçar bastantes as duas posições seguintes a ele, além de deverem provocar o sumiço completo de Círculo de Fogo das salas e ainda diminuir a presença de Gente Grande 2. A Família deve roubar um pouco do público de Dose Dupla, pelo apelo parecido, mas não deve ir além do alcance do top 10.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário