quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Analisando as bilheterias - 02 de agosto


O fim de semana passou, mais filmes estrearam indo bem nas bilheterias, outros nem tanto, e alguns ainda se mantém no topo, mesmo após algumas semanas em cartaz. 

Não mudo minha visão de que a qualidade de um filme nunca pode ser medida por seus resultados comerciais, pois há diversos fatores que determinam o sucesso de um filme entre o público, e eles não se atém apenas à qualidade da produção; mesmo assim, é sempre um exercício interessante e prazeroso analisar as bilheterias do final de semana e ver que filme estreou bem, qual continua indo bem, qual está decepcionando com seus resultados e as diversas outras opções que podem surgir. Para isso esta coluna servirá, pois aqui faremos uma análise informal, mas ainda assim embasada, das bilheterias do último final de semana - a coluna não será semanal, somente quando possível -, tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, tentando ajudar a todos os cinéfilos que buscam entender o foco atual do "mercado" cinematográfico, mas também não abordaremos todos os filmes que integraram o top 10 de arrecadação do período, e sim somente o que valer a pena ser abordado; antes que cause alguma confusão, também deixo avisado que a data do título marca a sexta-feira que marca o início do último final de semana, justamente o dia das estreias. Então vamos voar um pouco até a terra do Tio Sam (e não gosto desta expressão) para ver o que aconteceu por lá:

- Acredito que todo mundo esperava ver Os Smurfs 2 no topo em sua semana de estreia, mas os pequenos azulados renderam bem abaixo do que poderiam para as 3.866 salas em que chegaram, já que alcançaram pouco mais de US$17.500.000, enquanto Dose Dupla, que custou apenas 61 milhões de dólares, começou sua jornada com pouco mais de US$27.000.000 em caixa, e com cerca de 800 salas a menos do que a continuação animada para fazer seus resultados; aliás, todos os filmes até a sexta posição estão em mais salas do que a ação com doses de comédia estrelada por Denzel Washington e Mark Wahlberg, o que torna o sucesso do filme ainda maior. Não sei quanto a vocês, mas eu já estava curioso para conferir o filme mesmo antes destes resultados, e espero que o público americano tenha escolhido bem, já por aqui, Dose Dupla só chega no final deste mês. 
Mas a questão principal para Os Smurfs 2 foi não garantir sequer a segunda posição, que ficou com Wolverine - Imortal, o bom filme estrelado por Hugh Jackman na pele e nas garras do herói. A sorte da animação é que ela deve lucrar bastante mundialmente sem muitos esforços, mas o mesmo não pode se atribuir a Turbo, uma ótima animação que tinha tudo para fazer sucesso de público, mas acabou caindo no esquecimento e já está somente em sétimo, além de ainda sequer ter se pago nas bilheterias mundiais. 
No mais, Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos, pelo jeito, só terá forças para alcançar os 50 milhões de dólares em seu país, o que está muito longe dos 84 milhões que custou, enquanto a onda do terror barato e extremamente lucrativo segue forte com Invocação do Mal.

- Mas e no Brasil? Bom, aqui no nosso país, Os Smurfs 2 teve mais facilidade para liderar, por não ter uma estreia tão forte em seu caminho, já que Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos decepcionou, ficando apenas com a quarta posição. Wolverine - Imortal e Meu Malvado Favorito 2, que tem bem mais apelo junto à todas as idades, representaram os mais próximos da turma de Smurfs. 
Os fraquíssimos nacionais extremamente comerciais Minha Mãe é uma Peça - O Filme e O Concurso também integram o top 10, mas a segunda opção está longe de ter o fôlego das outras produções da mesma linha que se tornaram grandes sucessos por aqui nos últimos meses, e dificilmente alcançará os 45 milhões de reais que o próprio Minha Mãe é uma Peça já acumula, pois tem pouco menos de 12 milhões e não tem fôlego para ir muito além disso.
Turbo, a terceira animação no top 10, infelizmente também não pegou por aqui e apresenta-se em poucas sessões desde agora, mesmo tendo atravessado apenas o seu terceiro final de semana. Apesar de não ser nenhum sucesso, o destaque curioso fica por conta de Tese Sobre um Homicídio (que já ganhou texto aqui no blog), subindo três posições em relação a sua semana de estreia e alcançando o décimo lugar, figurando na lista principal; não é a toa que a sessão que fui, já neste período, estava bastante cheia.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário