quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Três Anúncios Para um Crime

“Cos you joined the gang, man.
And i don’t care if you never did shit or never saw shit or never heard shit. You joined the gang. You’re culpable.”
- Mildred Hayes

Há uma carga de intolerância e julgamento taxativo que caracteriza as relações humanas do nosso tempo. Tornou-se aceitável e, pasmem, comum reduzir seres humanos a definições binárias, excludentes e pouco significativas. Julgá-los por inteiro a partir de apenas um fator.


Consideramos sujo e intragável o caráter do sujeito que, numa oportunidade, manifesta-se de forma preconceituosa. Paralelamente, endeusamos o cidadão que ostenta um discurso representativo e engrandecedor de nossos pontos de vista e princípios morais – independentemente do quão desrespeitoso este possa, eventualmente, ser no trato com aqueles que o cercam.

Falha nossa. E grave. Trata-se de uma estupidez insensata e insensível definir um indivíduo a partir de um estereótipo, raso e rasteiro. Seres humanos refletem cada faceta da realidade que os engloba e afeta, em suas incontáveis contradições. São compostos por dilemas, conflitos, agruras, percepções, equívocos – e cada um destes é, ao mesmo tempo, causa e efeito do acúmulo de experiências que resultará em nossa existência.

Na ficção, as (boas) personagens deverão ser a representação de seres humanos. Personagens representam pessoas, não bandeiras serventes a defesas morais e/ou ideológicas. Representam, portanto, figuras dotadas de complexidade. Palpáveis e verossímeis, não devem ser decupadas com uma só dimensão. Não são os arquétipos que tornam memorável nossa experiência com a arte.

Desconfiamos, tal qual a protagonista, do xerife Willoughby (Woody Harrelson), que aparenta ser o espelho de toda a negligência e incompetência da instituição à qual serve. Ele se torna, todavia, um personagem substancialmente mais valioso quando podemos conhecer aquilo que o aflige – um câncer terminal -, motiva – a família – e limita – um tempo cada vez mais finito.

Odiamos, intensamente, o policial Dixon (Sam Rockwell), que não precisa de mais de uma cena – a mais visceral da produção, diga-se – para nos mostrar aonde uma figura na posição de autoridade, quando movida exclusivamente pelo ódio e pela inconsequência, pode chegar. Sem intenções necessariamente redentoras, contudo, é mais saboroso que possamos encontrar, numa pasta de sua jornada, alguma esperança própria de dignidade – quem sabe, em nome do legado do único que este foi capaz de admirar.

Apoiamos, naturalmente, a protagonista, Mildred (Frances McDormand), cuja angústia pela brutal perda de sua filha sequer podemos imaginar. Abraçamos fielmente seu tempestuoso e obstinado trajeto, rumo ao alcance das punições que poderiam, ao menos, proporcioná-la um sopro de alívio, em cada uma de suas etapas. O trabalho de sua intérprete, entretanto, jamais seria tão forte sem uma personagem que a oferecesse tanto: ainda que seja, incorrigivelmente, uma heroína, Mildred exala uma amargura que, talvez imperceptivelmente, a leva a agir com excessiva dureza e incompreensão mesmo sobre aqueles que a acolhem afetivamente – a exemplo de seu filho, Robbie (Lucas Hedges). Trata-se de uma figura que, ao mesmo tempo, nos aproxima e repele; desperta admiração e, em seguida, coloca-a à prova. Trata-se de uma pessoa, como muitas das que conhecemos.

É divertido admirar e torcer por uma personagem, tanto quanto abominar sua antagonista. É muito mais proveitoso, no entanto, que as conheçamos muito além da epiderme; que elas atritem e confrontem nossas próprias impressões e convicções diante da narrativa apresentada. Tais quais as pessoas que compõem nossa experiência vital. E, em suas imperfeições, Três Anúncios Para um Crime é uma obra que, afinal, retrata seres humanos.

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, EUA/Reino Unido, 2017. De Martin McDonagh. ★★½

Nenhum comentário:

Postar um comentário