quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

O Destino de uma Nação


O subgênero das cinebiografias é muito mais povoado do que, em primeira impressão, aparenta ser - por óbvia razão: nos fascinam personagens que, embora notáveis e grandiosas, dividem conosco a pura e simples humanidade. Desde as tradicionais, retratos amplos e admiradores da vida e jornada de uma figura – exemplos são “Ray” (2004), de Taylor Hackford e “Jobs” (2013), de Joshua Michael Stern -, passando pelas ousadas e contestadoras – “The Doors” (1991), de Oliver Stone e “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017), de Daniel Rezende – e, enfim, chegando àquelas que recortam e dramatizam um evento específico que seja metonímico da existência do protagonista, a exemplo de “Sniper Americano” (2014), de Clint Eastwood e deste O Destino de uma Nação, longa-metragem de Joe Wright integrante da lista de indicados ao Oscar de melhor filme em 2018.


Não é por acaso que o texto de Anthony McCarten tenha elegido o primeiro mês de Winston Churchill como o primeiro-ministro do Reino Unido para “resumir” a vida do sujeito: a construção do protagonista o retrata enquanto um homem obcecado pelo conceito de poder e pela possibilidade de praticar suas convicções políticas, na crença nacionalista de que elas sejam o melhor para a sua Inglaterra; assim sendo, carregar a responsabilidade de guiar diplomaticamente um país diretamente ameaçado pelos eventos da Segunda Guerra Mundial e enfrentar a resistência até mesmo daqueles que o cercam nesta missão se trata, provavelmente, do momento mais deleitoso dos noventa anos de vida do homem interpretado por Gary Oldman - e a roteiro endossa sua jornada através de uma estrutura que a divide, claramente, entre um herói, seu objetivo e os múltiplos obstáculos enfrentados. Um recorte historicamente importante e evidentemente ainda mais impactante sobre os ombros de seu protagonista.

Ao revelar-se para o público pela primeira vez, Winston Churchill surge envolto pelo absoluto breu de seu quarto e é iluminado, estritamente, pelo feixe de luz do fósforo com o qual acende um charuto, ainda na cama. Uma das sequências mais prolíficas dirigidas por Joe Wright na obra - ao lado da tomada final, que centraliza o prócer e o engrandece no parlamento -, a cena é capaz de nos apresentar a um ser humano prestes a mergulhar seu cotidiano nos tempos mais sombrios da própria história e encará-los. Trata-se, aliás, da primeira marca de um trabalho sólido de Bruno Delbonnel, que compõe a fotografia de O Destino de uma Nação, quase exclusivamente em tomadas internas, entre obscuridade e detalhadas aparições iluminadas. Naquele instante, o realizador responsável pelo ótimo “Anna Karenina” (2013) comunica sua intenção: o desejo de observar de perto as particularidades do protagonista, menos tocantes do ponto de vista histórico, mas potencialmente fascinantes enquanto desmembradoras de uma das personagens mais significativas do século XX. 

Sempre que trilha o caminho de um retrato mais humano, concentrado nas imperfeições e peculiaridades comportamentais do então primeiro-ministro e no tato do mesmo com as situações que o cercam e colocam em dilemas pessoais, O Destino de uma Nação consegue efetivar-se como uma narrativa interessante. Não que haja um profundo e dedicado estudo psicológico do protagonista: o desenvolvimento do roteiro preza pela humanização da figura e a narrativa adota um ritmo que torna o cotidiano daquele sujeito algo divertido de ser acompanhado, justamente por tratar-se de uma figura curiosa e singular. Há, evidentemente, a intenção de promover para a interpretação de Gary Oldman. Sob uma camada bem trabalhada de maquiagem que, verossímil, jamais toma para si o destaque que deve ser do ator, o eterno Stansfield ("O Profissional" (1994), de Luc Besson) se entrega esforçadamente à reprodução de uma figura real recheada de trejeitos atenciosos sem, no entanto, abdicar de um trabalho característico, autêntico e no qual, acima de tudo, parece divertir-se. Ainda que não se aproxime da maior atuação puramente biográfica que já nos foi oferecida - Daniel Day-Lewis, em "Lincoln" (2012), de Steven Spielberg -, a composição de Oldman, dominante no longa-metragem, ganha ares emblemáticos e deve, enfim, coroar o britânico com o Oscar de melhor ator.

Embora demonstre algumas habilidades, falta algo a este trabalho de Wright. Se acerta quando a fita "se fecha" de encontro ao protagonista, dinamizando a narrativa e criando entretenimento competente, o realizador parece sentir falta de um texto que o permita adotar uma abordagem de tom mais teatral, e derrapa sempre que deixa de lado o acompanhamento contíguo de Winston Churchill e deve mover-se em direção à trama contextual que representa, de fato, a virtuosidade do mesmo. Assim, O Destino de uma Nacao entorta-se ao perder ritmo e, especialmente, falhar na dramatização de tais situações sem entregar-se à pieguice. A sequência na qual Churchill toma um trem para "ouvir seu povo" é o mais claro exemplo disso: embora haja boa intenção, o desenvolvimento da cena, culminando no artificialíssimo "Never!", entoado por uma criança, é absolutamente novelesco e brega. Tal qual a relação entre o primeiro-ministro e sua datilógrafa, a jovem Elizabeth (Lily James, que no ano passado destacou-se no ótimo "Em Ritmo de Fuga", de Edgar Wright), notadamente forçada para reforçar o caráter "humilde e humano" do personagem principal, mas conduzida de maneira dramaticamente imatura e pouco - ou nada - convincente.

Ritmado pela trilha sonora versátil de Dario Marianelli e Vikingur Ólafsson - aquele, colaborador habitual do diretor -, O Destino de uma Nação é mais do que um enaltecimento do trabalho de seu ator principal: a exemplo de alguns de seus coadjuvantes, cujos diálogos servem exclusivamente para significar os notados impactos das ações de Churchill, trata-se de um filme que parece depender fundamentalmente dos momentos e atos mais interessantes e peculiares do personagem por este interpretado para provar-se e, especialmente, manter-se interessante.

Darkest Hour, EUA/Reino Unido, 2017. De Joe Wright. ★★½


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